12 julho 2006

Os Alckmistas Estão Chegando?

Desculpem-me os simpatizantes, mas quem é Geraldo Alckmin?
Ainda que à sombra de Mario Covas (era mediano quando vivo, mas ficou melhor depois que morreu), nunca teve expressão política. Usar do crescimento do estado de São Paulo para fazer campanha, até Maluf faz. São Paulo cresce e aparece por si só, é inevitável.
Mas a minha mágoa talvez seja fruto do péssimo desempenho da educação no período Covas/Alckmin. Creio que em 1996, quando cursava a 6º série, passei por um longo período de greve. Na época achei maravilhoso, afinal tudo que eu queria era jogar bola, empinar pipa etc. Ou seja: praticamente não tive 6º série, pois a reposição foi uma farsa.
E a "escolinha de verão", alguém lembra? Confesso que fui um dos privilegiados; não fosse isso, seria reprovado na 8º série. Mas é certo? Tudo bem que eu ainda consegui engatar quando entrei no Ensino Médio, aprendi a ler, escrever, e fiz até curso técnico numa escola federal, mas a grande maioria chegava no EM quase analfabeta, e não conseguia recuperar.
Deixando os traumas de lado, a prova cabal da péssima índole do Alckmin foi deixar Cláudio Lembo, seu substituto no governo de São Paulo, na mão quando o bicho pegou por causa do PCC. Simplesmente fingiu que não era com ele...
Não bastasse, essa semana, enquanto os outros candidatos fazem campanha pelo Brasil, ele viaja para a Europa. Argh!
Das ligações com o Opus Dei nem comento. Não sei bem do que se trata, mas me causa arrepios.

Os eleitores de Alckmin são classe média pra cima, ou classe baixa querendo ascender. Um deles, grande amigo meu, afirmou: "as pessoas esclarecidas votarão no Alckmin".
Esclarecidas pela Globo e pela Veja, sem dúvida.

É... uma eleição difícil essa. Lula foi decepcionante da primeira vez, possivelmente será na segunda. Talvez não. Por revolta e por crer no socialismo, como utopia ou não, gosto da Heloisa Helena. Tenho consciência de que ela não fará milagres, não acabará com a desigualdade, não implantará um 'socialismo democrático' no Brasil. Mas na minha opinião é a melhor candidata. Penso cá com meus botões (os do teclado): afinal, o que nos faz escolher um candidato? Política é um troço complicado. Talvez por isso eu vá fazer Ciências Sociais, ainda na dúvida se com especialização em Sociologia ou Ciência Política.

Mas digo logo: segundo turno com Alckmin e Lula, voto no Lula.

Sem comentários: