26 abril 2006

Sobre o Orkut e sua novidade

Algum estudioso – creio que sociólogo – analisou a difusão do Orkut no Brasil da seguinte forma: ao contrário dos americanos, o brasileiro é realmente cordial como já havia afirmado o Sérgio Buarque de Holanda, e a idéia de uma seleção (darwiniana?) de convidados por critérios de amizade, aqui não funcionou. Quem costumava freqüentar salas de bate papo, não raro encontrava alguém mendigando: “ow, vc tem orkut? Me manda convite!”. E embora houvesse tentativas de comercialização de convites (o brasileiro e a velha mania de tirar vantagem), muitos distribuíam sem nem conhecer a pessoa. Lembro que quem teve essa idéia, disse que muitos brasileiros conhecem pessoas na fila do banco, por exemplo, e dias depois a convida pra almoçar em casa. Em parte isso é verdade, e provavelmente explique dominarmos 71,18% do orkut (dado de 26/04/2006). Isso sem falar que no começo havia aquele boato de que quem não colocasse EUA como país, teria acesso a uma conexão mais lenta.
Mas as coisas vêm mudando.
Até pouco tempo havia um pacto universal: eu abro mão da minha privacidade, você abre mão da sua, mas fica por aqui; não fazemos comentários. Os primeiros que se manifestaram contrários a isso sem medidas drásticas demais (abandonar o orkut definitivamente), passaram a deletar os recados que recebiam. Outros saíam de comunidades que gerariam problemas com a família, tipo “todo mundo fuma maconha” (hehe: eu fui um!). Não duvido que quem de repente arruma namorada ou está nalgum flerte mais esperançoso, rapidamente abandone comunidades tipo “adoro as morenas” quando flerta com loiras ou vice-versa. Até aí, sendo um pouco sensato, era possível viver serenamente no orkut.
Agora esse negócio de a pessoa saber que visitamos o perfil dela é uma questão existencial!
Não bastasse a transição ICQ / MSN não admitir, logo de início, conversamos com quem quiséssemos sem que os outros soubessem que estávamos on-line (ficar “invisível”, lembra?), e daí o MSN nos jogar num mato sem cachorro, “bloquear ou não bloquear?”, agora surge essa novidade!
Diga-se de passagem, essa novidade tem um quê de sadismo:
“você poderá evitar que outros usuários saibam que você olhou seus perfis visitando http://www.orkut.com/settings.aspx e selecionando "Desativar visitantes do perfil". Observe, entretanto, que isso evitará também que você saiba quem visualizou o seu perfil.”
E agora, o que fazer? Ao mesmo tempo em que não quero que saibam quem eu visitei, quero saber quem anda fuçando meu perfil! Não foi pouca minha surpresa, por exemplo, ao ver uma pessoa que me excluiu de sua lista de amigos visitando meu perfil!
Ainda não bloqueei esse recurso. Estou sendo seleto ao visitar perfis alheios, e não me entrego com tanta facilidade à curiosidade de saber aonde fulana ou cicrana vai nesse fim de semana, ou com quem anda flertando. Mas já vi muita gente desesperada falando em abandonar o orkut! Isso sem falar nos que já bloquearam o recurso.
Fico imaginando o pobre Hamlet numa situação dessa: ver ou não ver?

Obs.:
Hoje, dia 26/04/2006 são 17.000.631 pessoas, 71,18% brasileiros.
IDADE:

08-25 - 58,10%
26-30 - 14,42%
31-35 - 06,75%
36-40 - 03,75%
41-50 - 03,85%
50+ 02,44%

RELACIONAMENTO:

não há resposta 27,97%
solteiro(a) 41,21%
casado(a) 13,52%
namorando 15,28%
casamento aberto 0,27%

Na minha opinião, cairá bastante o número de casados e pessoas com mais de 26 anos.

Sem comentários: