14 outubro 2005

Essa loucura roubada...

Não que eu não seja feliz. É que eu queria ser feliz por mais tempo, entende?Se for verdade a idéia de Sartre de que a 'angústia é o modo de ser da liberdade enquanto consciência de ser', e que 'estamos condenados à liberdade', nunca haverá um estado pleno de felicidade (ou pelo menos ausência de angústia).Surge a diferença entre medo e angústia: medo é quando estamos na beira de um precipício e podemos cair, logo tomamos medidas preventivas para que isso não aconteça. Angústia é a possibilidade que temos de se jogar no precipício. Mas e se eu decidir não me jogar? Não era para ser o fim da angústia?Talvez venha daí esse meu desvario, essa loucura roubada das histórias e poemas do Bukowski. Decido não me jogar no precipício, mas não tomo as medidas preventivas para não cair. Corro. E nessa correria às cegas, escolhi não escolher muitas coisas, abandonando tudo pra trás, sem companhia, sem objetivo, mas sem parar. Na verdade a opção de não se jogar é um gesto de má-fé, pois corro tanto possivelmente esperando cair, deixando meu destino jogado ao vento.

Sem comentários: