01 março 2007

Primeiras Lições da Unicsul

É tanta gente falando ao mesmo tempo, que fica difícil dizer com exatidão quando a palavra 'blekibord' foi pronunciada pela primeira vez em sala de aula. Mas é aí que entra em prática a primeira lição que aprendemos na Unicsul: a intuição.
Ainda que vivamos num país de língua portuguesa, o conhecimento de inglês é 'default' (um termo francês para 'padrão'), então intuímos que blekibord é, na verdade, 'blackboard' - BB, uma ferramenta de ensino bastante interessante para os curiosos que pesquisaram no Google.
E de repente, não mais que de repente, temos uma atividade on-line no 13º dia letivo! Então nos vemos, mais uma vez, reféns de nossa intuição. E até que deu certo!
No 15º dia letivo, tumulto. Pânico. Todos falam, sugerem, divagam. A professora faltou. Fala-se em 'adiantar' aula.
- O Viana disse...
- Tá na sala do Viana...
- Viana...
Viana, um nome recorrente; a intuição entra em ação novamente: deve ser o coordenador.
- Mas não é uma ‘coordenadora’? – outra pessoa diz.
Nem o tal Viana aparece, nem a possível ‘coordenadora’. Entediado e confuso, penso que a sigla BB é na verdade Big Brother. Será que o Viana é nosso Grande Irmão?
Aos que não sabem, o 'Big Brother' surgiu no livro 1984, de George Orwell. Escrito na década de 50, o livro relata uma ‘vitória’ do comunismo lá pela década de 80, blábláblá, e por se tratar de um mundo comunista, o líder (soberano?) é o "Grande Irmão", que monitora nossa vida de várias maneiras, dentre elas a TV - que recebe e transmite imagens. Observem que num mundo comunista não há um líder, mas um Grande Irmão; e esse negócio de blackboard parece ser monitorado por um grande irmão que acredita piamente em nossa capacidade de intuição e dedução (as falhas de data ou de uso de palavras - 'mundo', por exemplo - devem ser perdoadas incondicionalmente nesse parágrafo).

Tudo na Unicsul remete a idéias de anarquismo e uso de suposições. Hoje é moda falar em qualidade, ISO, e nas grandes empresas são criadas 'instruções de trabalho' para todas as coisas: da criação à impressão de documentos. Seria interessante que isso funcionasse na Unicsul. Algo do tipo: Instrução 01 - cadastrando no BB, Itr 02 - formatando.. etc, etc, etc (cliquem em 'ajuda' no BB para ver. Horrível!)
E note que estamos falando de qualidade na melhor universidade particular de São Paulo!

Há os 'representantes', eleitos democraticamente, e tal... mas ainda assim falta comunicação. São muitas vozes, muitas opiniões... uma verdadeira balbúrdia. Já passou da hora das explicações.
Blackboard ou Big Brother, o www.unicsul.br/bb segue sob a égide da anarquia. Estamos habilitados (e como algumas atividades estão marcadas, estamos obrigados!) a utilizar uma ferramenta que desconhecemos. É como se distribuíssem carteiras de habilitação para pessoas que não fizeram aulas práticas, sequer teóricas.

Por ter habilitação, cá estou. Não sei se estou na contramão ou se sigo a velocidade correta. Cadê o guarda???

Sem comentários: